Resenha - o futuro do capitalismo (de lester c. thurow)
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
O Futuro do Capitalismo
Cap. 1 e 2
Laur Scalzaretto
Resenha apresentada na disciplina EAD 5855 - História dos Negócios Brasileiros, sob orientação do Prof. Dr. Cleber Aquino.
Setembro de 2002
História dos Negócios Brasileiros
THUROW, Lester C. “O Futuro do Capitalismo: como as forças econômicas de hoje moldam o mundo de amanhã” – Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
RESENHA DE TEXTO
Laur Scalzaretto
Para Lester Thurow, existem cinco forças que moldam nosso mundo político-econômico. Estas forças são: O fim do comunismo; as mudanças tecnológicas que nos encaminham para uma era dominada pela inteligência humana; uma demografia revolucionária; a globalização da economia e a multipolarização da dominância internacional.
Este conjunto de forças ameaça destruir o capitalismo, ou melhor, leva-lo à estagnação. Para a longevidade de um sistema ideológico, dois pontos se mostram importantes: a habilidade de se organizar e a vocação para o domínio.
No nível de empresa, atualmente, o sucesso está aliado à capacidade de se saber utilizar e desenvolver o intelecto das pessoas, formando seu diferencial competitivo.
Contracenando com este cenário há a projeção do Banco Mundial que estima um aumento populacional de tal monta que até 2030 nós teremos passado dos atuais 5,7 bilhões de pessoas para cerca de 8,5 bilhões e, destes 2,8 bilhões de excedentes, cerca de 2 bilhões terão nascido em países onde o salário médio diário é inferior a US$ 2,00.
Mas, Thurow emite um alerta de esperança às nações: se você não for competitivo em nível mundial, sua sobrevivência está comprometida mas, se você for competitivo, em qualquer área de especialização, obterá sobrevivência e desenvolvimento além de força de importância no cenário mundial. E por falar em sobrevivência, em relação ao capitalismo, a mudança exigida para a sua continuidade é que passe de uma ideologia de consumo para uma