Resenha - o funcionalismo
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior
Fundação Universidade Estadual do Ceará-FUNECE
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – ProPGPq
Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa – Turma XVIII
Disciplina: Teorias Linguísticas
Docente: Ms. Antonio Lailton M. Duarte
RESENHA
PEZATTI, Erotilde Goreti. O Funcionalismo em Linguística. In: MUSSALIM, Ferrnanda. BENTES, Anna Christina (orgs). Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos. V.3. 5ª edição. São Paulo: Cortez, 2011.
Por: Benigna Soares Lessa
“O Funcionalismo em Linguística”, escrito por Erotilde Goreti Pezatti, é um dos doze capítulos do livro Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos, organizado por Mussalim e Bentes e, em linhas gerais, apresenta os principais aspectos da teoria Funcionalista.
O texto se estrutura em quatro tópicos: 1) Visão geral do modelo Funcionalista; 2) A teoria Funcionalista: temas relevantes; 3) Um modelo de análise Funcionalista e 4) Considerações finais. No primeiro, Pezatti expõe o “ponto de vista teórico” do Funcionalismo, tal exposição permite ao leitor compreender que o paradigma funcional, diferentemente de outras teorias, como a Sociolinguística, a Linguística Textual, a Análise do Discurso etc, embora tenha sido desencadeada, assim como essas teorias, pela mesma insatisfação para com o modelo Gerativo, o qual desconsiderava as questões discursivas, não é tão recente quanto elas, o que houve, segundo a autora, foi uma reatualização de seus princípios. Encontram-se também nesse tópico menções à concepção de linguistas anteriores ao Estruturalismo de Saussure, à Escola Linguística de Praga, à antropologia americana, dentre outras, e ratifica-se o princípio fundamental do Funcionalismo, que, de forma sucinta, consiste na subordinação do sistema linguístico ao uso. Ainda nesse tópico, a autora apresenta os múltiplos conceitos para o termo função (interna, semântica e externa) e tratará de