Resenha Reinveção IPEA

1278 palavras 6 páginas
RESENHA CRÍTICA

A Reinvenção do Planejamento Governamental no Brasil. Elementos para a organização de um Sistema Federal de Planejamento Governamental e Gestão Pública no Brasil: reflexões preliminares a partir de entrevistas com dirigentes do alto escalão do Governo Federal em 2009 / organizador: José Celso Cardoso Jr. – Brasília : Ipea, 2011. v.4. p. 429-485.

1 CREDENCIAIS DOS AUTORES

José Celso Pereira Cardoso Júnior é economista pela Faculdade de Economia e Administração da USP, com mestrado em teoria econômica pelo Instituto de Economia da UNICAMP. Desde 1996 é Técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, tendo atuado na Diretoria de Estudos s e Políticas Sociais (Disoc) até 2008. Desde então, foi chefe da Assessoria Técnica da Presidência do instituto, coordenou o projeto Perspectivas do Desenvolvimento o Brasileiro e a série Diálogos para o Desenvolvimento (2008 a 2010). No mesmo período, foi Diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest). Correio eletrônico: josecelso.cardoso@ipea.gov.br.

2 RESUMO DA OBRA

O capítulo consiste em abordar uma discussão sobre a modernização do atual sistema de governança das políticas públicas no Brasil, a partir da visão de 21 entrevistados do alto escalão do governo federal em meados de setembro de 2009. É constituído de duas partes, onde a primeira visa estabelecer os principais pontos de divergência entre os discursos acerca das funções contemporâneas de Estado, e a outra identifica os possíveis pontos de convergência e elementos para a organização de um sistema federal de atividades de planejamento e gestão no Brasil.

Na primeira seção, são discutidas as visões divergentes sobre três aspectos do chamado “ciclo de gestão’: o significado prático, a estrutura organizacional e as possibilidades de integração e carreira. Sobre esse primeiro aspecto foi ouvido três opiniões distintas acerca do significado “pseudopraxis” do “ciclo de gestão”, pois embora o termo seja

Relacionados