resenha mca pronta
Aluno: Rodrigo Sampaio Costa – 14/0065733
Texto: Produção Científica em Administração de Empresas: Produção Científica em Administração de Empresas: Provocações, Insinuações e Contribuições para um Debate Local Carlos Osmar Bertero Miguel Pinto Caldas Thomaz Wood Jr.
O autor fala da baixa qualidade da produção científica brasileira. Apesar do crescimento da produção que era baixa em quantidade, a qualidade continua em um nível não desejado e é inclusive mencionado que a produção parece feita apenas para produzir e dizer que tem de fato artigos científicos, visto a sua tendência epistemologizante (são voltados a reflexão e à forma de ensaio, com pouco uso para trabalhos empíricos futuros ou manipulação de dados). Além disso, os próprios artigos brasileiros tem como referência artigos de fora e lembram bastante trabalhos estrangeiros, principalmente americanos. Cerca de apenas dois por cento (2%) da referência dos artigos brasileiros são de outros brasileiros.
É notado também a grande popularidade e penetração da teoria dos sistemas entre os autores brasileiros. Hoppen (1998) avalia o estado da área de sistemas de informação brasileiro: ausência de explicação de como as teorias de base são utilizadas, descrição incompleta dos procedimentos metodológicos e não validação dos instrumentos de pesquisa. falta de originalidade, a relevância questionável, seja do ponto de vista prático ou acadêmico, e a qualidade falha, tanto do ponto de vista epistemológico, quanto do ponto de visa metodológico. Apesar de ter programas consolidados com rapidez, eles continuam de segunda classe no que diz respeito à qualidade da produção e nível da capacitação do pessoal formado. Com isto em mente, é sugerido que o desenvolvimento da ciência administrativa deve ser feito dentro de paradigmas e mediante a ação esclarecida de “gatekeepers”, que estabeleceriam regras básicas para a publicação de pesquisa científica. Foram feitas três pesquisas para analisar este cenário:
Primeira