Resenha filme Frankstein (1931)
U.T: História Moderna
Sinopse: Henry Frankenstein (Colin Clive), um cientista louco, vagueia à noite pelo cemitério na companhia de Fritz (Dwight Frye), um anão corcunda que é seu assistente. Frankenstein procura mortos e costura partes de diversos cadáveres para fazer um único homem, mas para "dar" a vida a este ser monstruoso um cérebro é necessário. Assim, ele manda Fritz para o departamento médico de uma universidade próxima, onde o corcunda esquadrinha vários jarros nos quais foram mantidos cérebros vivos para estudos. Fritz seleciona um cérebro e está rumo à porta quando se assusta com um carrilhão, fazendo-o derrubar o jarro. Ele rapidamente pega outro, sem reparar que no rótulo está escrito "cérebro criminoso". Frankenstein, desconhecendo o fato, coloca o cérebro em sua criatura e espera uma tempestade elétrica, que ele precisa para ativar a maquinaria que construiu para eletrificar o corpo da sua criatura. Durante esta experiência estranha Dr. Waldman (Edward Van Sloan), um tutor de Frankenstein no passado; Elizabeth (Mae Clarke), a noiva de Frankenstein; e Victor (John Boles), seu melhor amigo, tentam fazê-lo desistir deste experimento. Mas o cientista está frenético e logo infunde vida na criatura dele, mas as conseqüências de tal ato serão trágicas.
Frankestein
A criatura de Frankestein surge com o desafio de conhecer o mundo ao seu redor, o qual é estranho a ela. Abandonado à própria sorte, sua vida se torna um pesadelo devido a rejeição social.
Para descobrir o mundo, a criatura age como uma criança, tateia o mundo e experimenta as sensações e emoções refletidas. Sua cabeça é vazia de pensamentos e de palavras, só há o mundo sensível, aquele que se conhece pelas experiências do corpo. Essa questão é muito bem representada na cena em que a criatura tenta alcançar a luz do sol. Seus sentimentos emocionais vão desde uma dócil bondade à angustia e tristeza, e também perpassa o desejo de ódio e vingança com seu