RESENHA DO LIVRO ANÁLISE DO DISCURSO: REFLEXÕES INTRODUTÓRIAS DE CALUDEMAR ALVES FERNANDES

912 palavras 4 páginas
RESENHA DO LIVRO ANÁLISE DO DISCURSO: REFLEXÕES INTRODUTÓRIAS DE CALUDEMAR ALVES FERNANDES

Antonia Barbosa de Sousa Freitas

TERESINA - 2014

A maioria dos livros de Análise do discurso que existem atualmente é de difícil compreensão. Existem poucas obras pertinentes à área que apresentam um enfoque introdutório. Claudemar escreveu esta obra com o objetivo principal de atender de iniciantes e de profissionais um recurso mais didático para expor em suas aulas. Ele, através de seu livro Análise do discurso: reflexões contraditórias expõe os principais conceitos da AD de didática.
Esta obra constitui um importante instrumento de ensino-aprendizagem. Seus textos são curtos e apresentam um vocabulário acessível que facilitam a leitura de iniciadores. Os conceitos são ilustrados e sintetizados construindo assim, uma espécie de glossário da AD. Ao final de cada capítulo é feita a antecipação do seguinte para evitar cortes bruscos entre as unidades. Os conceitos tratados nesta obra são discurso, ideologia, efeito de sentido, sujeito, polifonia, heterogeneidade, entrecruzamento de diferentes campos disciplinares, as três fases da análise do discurso, formação discursiva, interdiscurso, memória discursiva.
No capítulo A noção de discurso: discurso ideologia e efeito de sentido, o autor define o discurso define o discurso como um elemento externo ao lingüístico, de natureza social, marcado sócio-historicamente. Em se tratando da noção de ideologia, esta se refere à concepção de mundo que um determinado grupo social num dado momento histórico. Com relação a noção de efeito de sentido, ela estabelecida como produto da ação da ideologia dos sujeitos de modo que são os lugares socioideológicos por eles ocupados que determinam diferentes sentidos aos enunciados.
No capítulo intitulado O sujeito discursivo: sujeito, polifonia, heterogeneidade, Fernandes define o sujeito discursivo como um ser

Relacionados