Resenha do filme A Marselhesa e a Rev. Francesa

378 palavras 2 páginas
Resenha do filme – A Marselhesa – Jean Renoir (França, 1938)
A Marselhesa é um filme que trata da França na década de 1789 em diante, trazendo o tema da época e explorando os principais acontecimentos ocorridos na revolução francesa. É retratada, logo de início, a fase em que os camponeses começam a questionar a política econômica da França, a qual favorecia apenas a alguns, especialmente em Marselhasa. A pobreza da época era tão intensa e o poder da aristocracia suprimia as vantagens do campesinato. Tão forte foi tal fenômeno, que o autor coloca em pauta a punição dada ao terceiro estado por delitos insignificantes como matar uma pomba que pertencesse a outrem.
O governo de Luís XVI era absoluto sobre a economia e a religião, tanto que, quem se opusesse ao governo era condenado à guilhotina ou à prisão. A hierarquia era estabelecida pelo alto clero, nobreza e terceiro estado, ficando este, por último em tudo o que acontecia na política, além de ser obrigado a pagar impostos altíssimos e submeter-se a tributos à aristocracia. O filme ressalta a ideia de nacionalismo do povo, exigindo uma revolução na economia, ao passo que sofriam uma forte crise pela escassez de terras e alimentos, como o principal da dieta francesa, o pão. Este período acendeu uma forte inflação nos principais produtos alimentícios. O povo morria de fome e então passou a estar mais evidente a necessidade de uma reforma no país.
Como colocado no filme, o momento inicial desta revolta foi dado na queda da Bastilha em 1789 pelos soldados, e também comentado pelo autor, a criação do hino nacional da França ‘’La Merseillaise’’ para incentivá-los e estimulá-los a lutar contra o Rei. Além disso, havia também o lema trazido das ideias iluministas tão clamado pelos revolucionários: ‘’liberdade, igualdade e fraternidade’’. Contudo, bem apresentado foi o fato de mulheres assumirem os palanques para ressaltar a ideia de nacionalismo e induzir as pessoas (terceiro estado) a exigir seus direitos.
Assim

Relacionados

  • canudos
    187432 palavras | 750 páginas
  • 66310314 Alucinacoes Musicais Oliver Sacks
    115568 palavras | 463 páginas
  • O Capital Critica Da Economia Karl Marx
    423933 palavras | 1696 páginas
  • Livro Historia ES
    294690 palavras | 1179 páginas