Resenha: Do contraste analogia Ignasi Sola- Morales Rubió

893 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO

RESENHA TEXTO: -“Uma nova agenda para a Arquitetura”-Cap. “Do contraste á analogia: novos desdobramentos do conceito de intervenção arquitetônica” RUBIÓ, IGNASI DE SOLÀ-MORALES.
AUTH 402 – Prof.ª Eneida

ALUNAS
Aline Mendes
Bruna Goulart
Viviane Leone
4AARM

Maio/2015
RUBIÓ, IGNASI DE SOLÀ-MORALES-“Uma nova agenda para a Arquitetura”-Cap. “Do contraste á analogia: novos desdobramentos do conceito de intervenção arquitetônica”- 3ed, Cosac Naify, 2013, 660 pg.

Neste capitulo Solà- Morales trazuma discussão vinculada à intervenção urbana,em que a relação entre o novo e o preexistente se modifica a partir do significado que se atribui. Portanto, fica claro que não há uma regra física na escolha de uma estratégia de intervenção, pois deve-se fazer uma leitura dos diversos elementos e uma interpretação do material histórico para saber sua relação ao longo do tempo, analisando caso a caso.
(SOLÀ-MORALES em Uma nova Agenda para Arquitetura, 2013, pág. 254).
“O projeto de uma nova obra de arquitetura não somente se aproxima fisicamente da que já existe, estabelecendo com ela uma relação visual e espacial, como cria uma interpretação genuína do material histórico com o qual tem que lidar.”
O autor cita alguns arquitetos como Mies van der Rohe, Hilberseimer e Le Corbusier, que no início do século XX, através da técnica da fotomontagem, acentuam o contraste entre o consolidado e a nova construção relacionado com as técnicas construtivas de seu tempo. O contraste ressalta e difere as geometrias e não necessariamente significa um desrespeito com a preexistência, pelo contrário, o movimento moderno que se dizia autossuficiente em relação à arquitetura tradicional. Segundo Solà- Morales não deixava de verificar a cidade preexistente, onde afirma Le Corbusier (pag. 255): “ as novas dimensões modernas e o realce dos melhores tesouros históricos produzem um efeito encantador”, ou seja, o contraste realça

Relacionados

  • Resenha Solá-Moralles Rubiò
    737 palavras | 3 páginas