René Descartes
Biografia de René Descartes
René Descartes, gênio da matemática, nasceu em La Haye en Touraine, na França, em 1596. Sua mãe faleceu quando o mesmo tinha um ano de idade, e aos oito anos, entrou para o Royal Henry-Le-Grand, colégio jesuíta, que tinha duração de três anos. Descartes como a maioria dos gênios da antiguidade, não gostava da escola. Achava o ensino longo, e com conteúdos confusos e abstratos demais, muito teórico e nada prático. Ali já nascia uma grande característica de Descartes: Crítico.
Descares permaneceu em Touraine durante 9 anos, e não tinha a admiração da escola jesuíta, que o considerava um deficiente filósofo. Seguiu estudando, e graduou-se em Direito pela Universidade de Politiers, no ano de 1616, aos 20 anos de idade.
Apesar de graduado, Descartes nunca exerceu sua graduação, e dois anos após formado, seguiu para a Holanda. Lá alistou-se no exército, e tinha clara intenção por seguir carreira militar, algo por qual tinha paixão também. Mas algum tempo depois, veio a conhecer Isaac Beckman,, que o influenciou a sair da carreira militar, compondo um pequeno tratado sobre música, conhecido como Compendium ou Compêndio de Música.
Começava ali, a carreira de Descartes. Fez uma declaração que foi interpretada e vista como um marco de uma estratégia de separação entre filosofia e teologia.
Em 1619, seguiu sua caminhada, dessa vez rumo a Alemanha, onde segundo a tradição diz, teve um sonho onde viu um novo sistema matemático e científico. No mesmo ano visitou a Dinamarca e a Polônia, para em 1622 retornar à França, passando todos os anos seguintes em Paris. Já é em 1628, 6 anos após o seu retorno para seu país natal, Descartes compôs as Regras para Direção do Espírito, e partiu para os Países Baixos, buscando respostas para suas perguntas e soluções para os seus problemas. Em 1629, começou a escrever o “Tratado do Mundo”, onde abordava sua tese sobre o heliocentrismo. Porém, em 1633, quando Galileu foi