Renascimento
História, Arte, Arquitetura e Urbanismo
Introdução ao Renascimento
O termo Renascimento é comumente aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Além de reviver a antiga cultura grecoromana, ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica.
Introdução ao Renascimento
Características gerais:
* Racionalidade * Dignidade do Ser Humano * Rigor Científico * Ideal Humanista * Reutilização das artes greco-romana
Museu de Louvre (fachada) Pierre Lescot - Paris
História do Renascimento
O início da Idade Moderna (século XV e XVI) é marcado por um forte desenvolvimento cultural comumente chamado de Renascimento -, cujas raízes encontram-se nas novas condições econômicas e sociais da Europa no período. O desenvolvimento da burguesia e do comércio nas cidades foi um importante elemento propulsor da produção intelectual. Preocupados com a introdução de novas ciências nos currículos das universidades, tais como História, a Filosofia, o estudo de línguas e a Matemática, os humanistas resgatam valores da Antigüidade Clássica (grecoromana).
Itália, Berço do Renascimento Séc. XV e XVI
História do Renascimento
A evolução da cultura renascentista na Itália Ao longo do século XI, as cidades italianas começam a se organizar em cidades-estado, ou repúblicas independentes, através das lutas das comunidades contra os senhores feudais; A autonomia concreta da maior parte delas só se concretiza no século XIII; O governo das cidades tende a concentrar-se nas mãos dos líderes das corporações superiores, dando margem à luta das corporações menores contra as mais poderosas; É por trás desse panorama tempestuoso que se desenvolve a cultura renascentista, voltada para os princípios do equilíbrio da harmonia do naturalismo, da economia do espaço, da forma e da luz; para racionalidade e homogeneidade. Sua coerência dava-se com o