Relatório - treino ao bebedouro
Vamos lá. Primeiro é o do Treino ao Bebedouro.
Estou tomando como base o roteiro usado na faculdade onde sou monitor. Então, na ordem dele:
1 - Quais são as variáveis manipuladas e o objetivo do experimento?
De acordo com Maria Amélia Matos e Márcio Yukio Tomanari (2002),em psicologia denominamos as ocorrências ambientais variáveis independentes, e as ocorrências comportamentais variáveis dependentes. O ambiente refere-se à caixa de Skinner e ao processo pelo qual o rato passa no laboratório até o momento do experimento. Quais são as variáveis controladas no que foi citado? Estas são as independentes. São elas que o aluno tem de identificar neste exercício. Um exemplo: tempo de privação. Parafraseando Matos e Tomanari, estudamos o comportamento através da manipulação da variável independente e observando se há mudança na variável dependente. Se com o tempo de privação a probabilidade do rato tomar a água é maior, é sinal de que se um organismo está privado de um reforçador, a probabilidade dele emitir o comportamento que o gera é maior.
O objetivo deste experimento fazer com que o rato associe o som do bebedouro com a presença de água. Assim, o som do bebedouro torna-se estímulo discriminativo para a resposta de tomar água.
2 - Construa um gráfico de linha apontando em Y ( ordenada ) o tempo de reação e em X ( abscissa ) o número de tentativas.
Este é o tipo de coisa onde os alunos mais tem dúvidas. Construção de gráfico.
Adote o seguinte procedimento: Coloque os dados assim:
Clique para ver