Relatório sobre manutenção veicular
Para efetuar a troca de óleo, o motor deve estar em temperatura normal. Abra o capô do veículo e retire a tampa do óleo. Levante o veículo no elevador e pegue o tambor de drenagem. Não se esqueça de usar seus óculos de segurança.
Óleo lubrificante usado é um produto perigoso e deve ser destinado à reciclagem em locais apropriados e credenciados.
Solte o parafuso do cárter, primeiro com a ferramenta, e termine com as mãos; drene todo o óleo e depois limpe o restante com uma flanela. Reinstale o parafuso na abertura e dê o aperto especificado com um torquímetro.
Para retirar o filtro de óleo, utilize o saca-filtro para afrouxá-lo, e termine de retirar com a mão. Drene o restante do óleo no tambor de drenagem, assegure-se de ter retirado a junta antiga e limpe a borda do motor com uma flanela.
Lubrifique a junta do novo filtro com óleo limpo e instale-o no motor. Não o aperte com ferramentas para não danificá-lo.
Coloque o óleo recomendado pelo fabricante no motor e dê a partida para que o sistema adquira pressão. Após um minuto, desligue o motor e verifique se há vazamentos.
SISTEMA MOTOR
Para garantir bom desempenho do veículo, é necessário inspecionar o motor, sistema elétrico e alimentação de combustível.
O motor trabalha sob condições severas, alta temperatura e alta pressão, necessários para a correta queima do combustível.
Os anéis do pistão são responsáveis por evitar a mistura do óleo com o combustível e garantir a compressão correta do motor.
O vacuômetro é usado para medir a compressão. Pode haver perda se houver problemas nas válvulas ou anéis, motor desgastado ou tempo de ignição incorreto.
Inspecione as velas de ignição e verifique se há vestígios de água ou óleo.
Remova o fusível e verifique o distribuidor.
Após substituir os anéis, repita o teste. Caso permaneça o defeito, o pistão e o cilindro podem estar desgastados.
FUMAÇA VISÍVEL
A cor da fumaça indica o estado do motor. Fumaça