Relatório Paquímetro
Laboratório de Física para Engenharia
Prática 1
Relatório acerca do Paquímetro
Nome: Jonab Silveira Fernandes
Matrícula: 363882
Turma: T25
Curso: Engenharia de Teleinformática (Integral)
Instituição: Universidade Federal do Ceará (UFC)
Centro: Centro de Tecnologia do Campus do Pici
Matéria: Física Experimental para Engenharia
Professor: Demócrito
Data: 14/03/2013
Objetivos:
Conhecimento do paquímetro e familiarização com o seu uso.
Material:
Paquímetro;
Arruela;
Cilindro oco;
Peça com furo cego;
Régua.
Introdução (Fundamentos): O paquímetro é um instrumento usado em medições, caracterizado por ser versátil e possuir capacidade de fazer medições de diversas características de um corpo, o que ocasiona sua ampla utilização em laboratórios e em algumas indústrias, com o intuito de medir dimensões de peças ocas em geral, parafusos, além de outros. Ademais, o paquímetro é utilizado para converter milímetros em polegadas, assim como o contrário. Algumas partes estruturais do paquímetro:
Régua: Escala que possui geralmente uma graduação em milímetros na parte inferior e em polegadas na parte superior, sendo útil para a conversão de milímetros em polegadas e vice-versa
Cursor: Parte móvel do paquímetro que possibilita a medição dos objetos em estudo. O cursor pode ter sua posição modificada conforme o uso para a alteração da relação da escala do nônio com a escala principal.
Trava: Consiste em um parafuso que tem a utilidade de imobilizar o cursor do paquímetro, fazendo com que não haja alterações na leitura do valor resultante da medida enquanto o usuário manuseia o instrumento de medição.
Nônio: O nônio é uma pequena régua graduada, paralela à principal, acoplada ao cursor móvel que possui um modelo de subdivisão da escala principal. É também chamado de Vernier, em homenagem ao francês Pierre Vernier, pelo fato de ter criado, em meados do Século XVII, um instrumento que