Relatório física experimental: dilatação
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (DCET)
COLEGIADO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS (COLEPS)
Ana Caroline Baleeiro Gomes
DILATAÇÃO
ILHÉUS
Janeiro/2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
DILATAÇÃO
Relatório apresentado com fins avaliativos, como parte da composição de créditos da disciplina CET833 - FÍSICA EXPERIMENTAL II Turma P2.
Ana Caroline Baleeiro Gomes (201111988)
ILHÉUS
Janeiro/2012
1. INTRODUÇÃO
A temperatura é uma grandeza macroscópica relacionada à nossa sensação de quente e frio. A mudança na temperatura se deve à troca de uma forma de energia entre o sistema e o seu ambiente. Esta energia é a energia interna, que é a soma da energias cinéticas e potencial, associada aos movimentos aleatórios dos átomos, moléculas e entre outros. A energia interna transferida, devido a uma diferença de temperatura que existe entre os corpos, é chamada de calor.
Para compreender o motivo pelo qual um sólido se expande, quando sua temperatura aumenta, é necessário perceber que os átomos de um sólido cristalino se mantêm coesos num arranjo tridimensional, chamado rede cristalina, sob a ação de forças interatômicas semelhantes as exercidas por molas. Os átomos vibram, em torno de suas posições de equilíbrio na rede, com uma amplitude que aumenta com a temperatura. Se o sólido expande como um todo, a distância média entre os átomos vizinhos deve mudar. ok
A dilatação para os corpos em estado sólido consiste na variação considerável de apenas uma dimensão. Quando a temperatura de uma barra metálica de comprimento L aumenta de uma quantidade ∆T, o seu comprimento aumenta uma quantidade, como já foi detalhado acima.
∆L=L∝∆T Eq. 1 ok
Onde ∝ é uma constante chamada de