Relatório do ARTIGO ORDENAÇÃO MULTIVARIADA NA ECOLOGIA E SEU USO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS

512 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

ARTIGO ORDENAÇÃO MULTIVARIADA NA ECOLOGIA E SEU USO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS

RIO DE JANEIRO
Outubro – 2014

O estudo analisou as relações de variáveis demográficas entre si e com variáveis de qualidade ambiental. Com isso, ilustrando uma possibilidade de análise das relações entre vetores demográficos e qualidade ambiental. Os autovalores e autovetores foram utilizados para interpretar os eixos e analisar a correlação entre a qualidade ambiental e vetores demográficos. Por as relações entre as variáveis demográficas não serem lineares foi usado PCO (análise de coordenadas principais). O uso dessa ferramenta significou reduzir uma quantidade de números de variáveis a poucas dimensões com o mínimo de perda de informação, possibilitando a detecção de associação e de correlação de variáveis. Como na figura 1, onde mostra o percentual dos domicílios ligados à rede de esgoto em cada município em função de suas coordenadas no primeiro eixo do PCO.

O primeiro eixo da PCO correlacionado com as variáveis ambientais mostrou que o crescimento populacional a qualidade ambiental na BPC. Os municípios com o maior número de habitantes e taxas de urbanização tiveram uma redução da vegetação nativa. Tendência clara para os municípios com Escores extremos. Já nos municípios com escores medianos a correlação não é tão clara, a cobertura vegetal é variável, sendo possível a conservação de vegetação natural mesmo com aumento da população e urbanização.
Há uma forte ligação entre o primeiro eixo da PCO e o percentual de domicílios ligados á rede de esgoto, mostrando que municípios mais urbanizados possuem maior cobertura de saneamento básico. Alguns municípios tem cobertura de saneamento básico menor do que o seu tamanho populacional e grau de urbanização. Isso pode está relacionado a um crescimento populacional acelerado nesse período. Já

Relacionados