Relatório de fisica
Introdução
No dia 19 de maio de 2013, ocorreu no laboratório de física, o seguinte experimento onde o propósito foi entender a importância da Força elástica, supondo uma mola presa em um das extremidades de um suporte, em movimento estático, ou seja, sem ação de forças, assim aplicada uma força na extremidade oposta a tendência é a deformação da mola, ou seja esticar ou comprimir, dependendo do sentido da força aplicada. O cientista Robert Hooke, ao estudar as deformações elásticas, concluiu que: “ Em regime de deformação elástica, a intensidade da força é proporcional à deformação.” Estabelecendo – se a Lei de Hooke, onde: Fel = k . x -> (Intensidade da força aplicada) = (Constante elástica da mola) x (Deformação da mola) -> (N) = (N/m) x (m)
Imagem extraída: http://www.algosobre.com.br/fisica/forca-elastica.html
Tomado uma mola vertical segura em sua extremidade superior, uma força F aplica-se na extremidade oposta da mola, assim ocorrendo a deformação da mola (x); essa deformação recebe o nome de elástica, afinal quando a força F é extraída a mola volta a sua posição inicial.
Objetivo
O objetivo desta aula prática é determinar e entender a constante elástica da mola (k), que depende da natureza da fabricação do material e suas respectivas dimensões , a unidade de medida comumente usada é (N/m), porém é utilizado também (N/cm), entre outros. Portanto, o objetivo deste experimento foi encontrar a constante elástica da mola, para as associações em séries e paralelos, utilizando a Lei de Hooke.
Material e Experimento
Para o experimento realizado foram necessários os seguintes materiais :
- Molas
- Régua milímetrada
- Pesos
Experimento
Inicialmente utilizando duas molas, afim de saber qual a resistência da mola, usando apenas um peso, colocamos a mola em seu ponto inicial de 385 mm e ela foi estendida ao seu ponto final de 240 mm,