Relatório de estágio alfabetização
Conhecimento e vivência da prática em sala de aula são fundamentais para o futuro profissional da educação, e um dos meios mais eficientes para esta aquisição, é o estágio supervisionado. Pois ele proporcionará uma visão concreta da realidade da sala de aula e do ambiente escolar. Onde se verifica as realizações, as dificuldades e a busca incessante pelo conhecimento. A ação do educador escolar é uma ação politicamente comprometida. Seus atos não são isolados e atômicos, mas articulados com determinada direção do processo social, na medida em que nasce a prática social.
Assim sendo, para um exercício organizado da prática docente, importa: ter clareza da direção que a sociedade dá à prática educativa; proceder a uma crítica dessa direção, verificando tanto se ela nos satisfaz ou não com razões desse entendimento; definir a direção que efetivamente desejamos dar a nossa prática.
A escola escolhida para o estágio foi a Escola Municipal Promorar de João Monlevade, pois apresenta todas as fases do ensino fundamental, proporcionando uma visão ampla da educação.
As atividades observadas no estágio ocorreram de uma forma tranquila onde se percebe que as aulas foram previamente preparadas e elaboradas pelas professoras. Os alunos participavam plenamente das aulas e das atividades propostas. Estaremos falando da localização da escola do horário de atendimento. Falaremos sobre a concepção pedagógica da escola. Faremos um resumo da descrição das atividades. Os alunos demonstraram interesse pelas aulas, participando das mesmas ativamente com grande interesse pela dramatização.
O aprendizado é muito mais eficaz quando é adquirido por meio da experiência. Temos muito mais retenção ao aprendemos na prática do que ao que aprendemos lendo ou ouvindo. O que fazemos diariamente e com frequência é absorvido com muito mais eficiência.
Nessa experiência foi possível refletir quanto às formas de ensino e seus desdobramentos, visando