Relatório da semana de psicologia na faculdade dom bosco 2011 1. introdução o relatório trate-se da apresentação dos trabalhos de pesquisa das alunas caroline correa e viviane prado com o tema os diferentes ciclos de
1. INTRODUÇÃO
O relatório trate-se da apresentação dos trabalhos de pesquisa das alunas Caroline Correa e Viviane Prado com o tema Os diferentes ciclos de vida através de um olhar transexual, Luana Luzia de Souza e Mara Cristina Candito sobre o tema Fatores psicológicos associados à causa e duração da manifestação do membro fantasma em indivíduos amputados do 8º e 10º período do curso de Psicologia da faculdade dom Bosco que ocorreram no dia 24/05/2011 as 10h. E também da palestra sobre Coaching ministrado pela Psicóloga Mariana Stachiu no dia 25/05/2011 as 08h.
Este trabalho sobre a semana de Psicologia na faculdade Dom Bosco foi realizado a pedido da professora Noemia Hepp Panka da disciplina de Produção Acadêmica Básica com o objetivo de colocar em pratica a elaboração e produção de relatórios.
2. RELATO DAS PESQUISAS E DA PALESTRA.
2.1 PESQUISAS
No dia 24/05/2011 a primeira apresentação com as alunas Caroline Correia e Viviane Prado trouxeram como tema de sua pesquisa Os diferentes ciclos de vida através de um olhar transexual, no qual realizaram um questionário que aplicaram a quatro entrevistados onde a pergunta “chave” era o porquê da não existência de transexuais na terceira idade? Segundo os entrevistados, isso da ao fato da super valorização do corpo levando a uma trajetória de uma vida breve e propensa a depressão.
Também abordaram que o hipotálamo de um transexual se assemelha ao tamanho de um feminino, desenvolvido intra-útero. A influência da criação e filogênese na determinação da sexualidade, apontaram o fato do órgão negligenciado que é a “inexistência” do órgão para o transexual. E informaram que segundo a DSM (O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) o transexualismo é um transtorno.
Os que optam pela cirurgia de mudança de sexo, já têm disponibilizado pelo SUS, tendo um acompanhamento psicológico e físico durante 2 anos antes da realização da cirurgia.