Relatório AL 0.1 Separar e Purificar
Atividade prático-laboratorial (A.L.0.1) Separar e purificar
Data de realização: 02/10/2013
Data de entrega: 11/10/2013
Data da realização da experiencia:
04/10/2013
Professor da disciplina:
Marcelo José Rodrigues
Relatório elaborado por:
Luís Francisco A. R. Barbosa Nº 18
Mário Rafael S. Ribeiro Nº 22
Pedro Agostinho R. Ferreira Nº 25
Escola Secundária de Penafiel nº1
Índice
Introdução Teórica
Mistura é a associação de duas ou mais substâncias diferentes cujas estruturas permanecem inalteradas, isto é, não ocorre reação química entre elas.
Para separar os componentes de uma mistura, devemos verificar, que tipo de mistura é. Existem dois tipos de mistura: homogénea e heterogénea.
Mistura Homogénea: apresenta-se uniforme e com características iguais em todos os seus pontos. São formados por uma fase.
Mistura Heterogénea: podemos ver a olho nu ou ao microscópio, os diferentes materiais que formam o sistema, não apresentam as mesmas propriedades em toda a sua extensão. São formados por mais de uma fase.
A mistura de substâncias que queremos separar, está no estado sólido, logo primeiro processo que iremos usar é a separação magnética, que permite separar substâncias de uma mistura heterogénea sólida baseando-se nas propriedades magnéticas de uma das substâncias, neste caso, do ferro.
Restando a areia e o açúcar, também uma mistura heterogénea sólida, vamos usar a extração por solvente que se baseia na diferente solubilidade das substâncias, que irá dissolver o açúcar pois tem uma maior solubilidade. Após o açúcar estar dissolvido em água junto com a areia, mistura heterogénea sólido-liquido, iremos usar o processo de decantação sólido-liquido que se baseia na maior densidade do sólido, neste caso da areia. Após este processo, na água dissolvida com açúcar ainda restarão partículas de areia em suspensão, logo iremos fazer a filtração