relatos
Pode-se observar que é difícil, uma família, no sentido mais amplo(irmãos, tios, primos), em que não se tenha uma criança que não sofreu um acidente no lar com produtos sanitários, queimaduras ou fraturas ou um parente que sofreu acidente de trânsito com moto ou outro veículo qualquer. Seguramente
70% desses acidentes poderiam ter sido evitados se os equipamentos utilizados no lar, no trabalho e no trânsito, se fossem adequadamente seguros e se todos recebessem “treinamento” para as questões de segurança. O Brasil é um dos recordistas mundiais de acidentes no trabalho, o que acarreta grandes prejuízos para nossa economia. Em função disso, órgãos competentes tais como Ministério do Trabalho, Sindicatos e empresas mais conscientes do problema, têm desenvolvido programas de treinamento com resultados muito compensadores. Os benefícios de se trabalhar em condições de segurança, não podem ser vistos apenas pelo lado das empresas, pois osdias perdidos de trabalho, mutilações e muitos acidentes fatais deixam marcas profundas em pessoas e famílias.
Palavras-chave: segurança em laboratórios, acidentes, intoxicação.
INTRODUÇÃO
Para os trabalhadores nos laboratórios e indústrias químicas, temos que abordar não só os acidentes que podem causar mutilações, mas também o sério problema da exposição a produtos químicos provenientes dos reagentes utilizados nos processos químicos e analíticos encontrados em laboratórios, bem como nas áreas de fabricação.
Se levarmos em conta que uma pessoa trabalhando 8 horas por dia num laboratório, isto representa quase 1/3 do