Relatorios de Pratica Biologia celular
Relatório da prática 7
INTRODUÇÃO
A membrana plasmática, também denominada de membrana celular, consiste em um envoltório lipoprotéico que permite a individualidade de cada célula viva. Ela “(...) serve como uma barreira para evitar a perda ou a mistura de componentes celulares com o meio circundante. (...)”
(ALBERTS, B. et al. Fundamentos de biologia celular. Porto
Alegre: Artes Médicas, 1999)
Mas para que a célula possa crescer e sobreviver é necessário que os nutrientes atravessem a membrana assim como os resíduos a serem eliminados. Para tanto, a membrana celular possui canais altamente seletivos e bombas que permitem tanto exportação quanto importação de substancias. Caracterizando a membrana como semipermeável e responsável pela seleção do que entra e sai da célula.
A água, apesar de ser polar, é suficientemente pequena para passar pela bicamada lipídica e pelas proteínas específicas, as aquaporinas.
Assim, uma vez que a membrana plasmática é permeável à água, esta se move para dentro e para fora das células de acordo com um gradiente de concentração, em um processo chamado osmose (Alberts,1997).
A osmose pode provocar alterações na forma das células. Nas hemácias podem ocorrer a crenação enquanto nas células vegetais a plasmólise e seu processo inverso, a desplasmólise. Assuntos que serão discutidos no decorrer do trabalho.
Figura 3 - Tradescantia spathacea Sw
Figura 3 - Elodea sp.
Fonte: Google Imagens (2014)
CÉLULA VEGETAL
Elodea sp. e folhas de Tradescantia spathacea
Sw. (Rhoeo discolor)
METODOLOGIA – PRÁTICA 7A
O material escolhido para a análise foram as folhas da Elodea sp. e, para conseguirmos visualizar as células, tivemos que primeiramente ligar o microscópio, em seguida abaixar totalmente a platina, através do charriot. O processo começa quando é recebido uma lâmina com uma gota de água e um pedaço da película da Elódea, a seguir colocamos acima a lamínula. Levamos ao microscópio, sobre a platina e com o charriot