relatorio
DICAS PARA UMA BOA APRESENTAÇÃO ORAL
Este documento apresenta, de forma resumida e informal, algumas sugestões e dicas úteis para quem necessita fazer uma apresentação oral de um trabalho ou tese.
Regra 1) O objetivo principal de uma apresentação é levar a audiência a compreender, claramente, os aspectos principais da sua idéia e não TODA o trabalho em seus detalhes e complexidade.
Regra 2) A audiência ficará "feliz" se conseguir entender a sua idéia e irritada se a apresentação for confusa, cheia de detalhes ou mesmo enfadonha. Procure "vender" idéias simples.
Regra 3) Uma audiência é, na maioria dos casos, composta de não “experts”. Assim, a sua apresentação deve agradar mais a quem sabe pouco. Os que sabem muito poderão fazer perguntas.
Regra 4) Organize sua apresentação para que ela ocupe, confortavelmente (isto é, apresentando-a PAUSADAMENTE), o tempo disponível, seja esse tempo meia hora ou apenas 3 minutos. Não se arrisque a ser surpreendido com um pedido para parar com duas ou três transparências ainda por apresentar.
Regra 5) As transparências devem ser SIMPLES, isto é, pouco densas, pois a mente humana capta melhor imagens simples (jamais escreva parágrafos de textos!). Não pense que é desperdício usar uma transparência inteira para apenas uma palavra. Se é essa imagem que você quer "vender", é nela que você tem que se concentrar na apresentação. Use, preferencialmente, diagramas simples ao invés de texto para expressar uma idéia.
Regra 6) Procure fazer os slide usando, sempre que possível, listas de temas (bullet list), seja para apresentar, discriminar, classificar, exemplificar etc, dando assim uma visão completa do problema ou do aspecto em questão. Mencione, em primeiro, todos os itens presentes na lista de assuntos e só então passe a detalhar um a um. Por exemplo: "Minha palestra aborda o tema Inteligência Computacional. A Inteligência Computacional envolve as seguintes técnicas:
Redes Neurais
Algoritmos Genéticos