relatorio
Em visita aos estandes tivemos varias informações sobre cada assunto discutido no local. No stand de EPI’S aborda a importância do uso correto e continuo dos EPI’S em cada área, os riscos que o empregado corre por não usar os EPI, os acidentes que causam desde lesões mais superficiais ate lesões mais graves e ate mesmo a morte do trabalhador. Os equipamentos de proteção individual tem o objetivo de garantir a segurança e saúde do trabalhador no ambiente de trabalho. Como dar os primeiros socorros a uma vitima de acidente, não havendo todos os equipamentos como improvisar ate a chegada do corpo de bombeiro. A sinalização também citada em um dos stands desempenha um papel importante como informar os trabalhadores dos vários riscos inerentes as suas atividades, conduzindo-os a atitudes preventivas e de proteção, reduzindo o risco de acidente. É com esta sinalização que se protegem muitos trabalhadores, é uma forma de chamar a atenção, de uma forma rápida. Na própria NR-26 está claro que devem ser adotadas cores para segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes. Na mesma norma estão definidas as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, identificando as canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquidos e gases e advertindo contra riscos.
Na NR35 especifica o trabalho em altura, a utilização dos cintos de segurança o manuseio do mesmo. Os vários tipos de EPI’s nos chama a atenção, pois muitos pessoas não conheciam a utilidade deles, como usar e onde usar.
Os alunos de enfermagem montaram stands falando de saúde e dando dicas de como ter uma boa saúde, de como nos proteger entre outros.
Os alunos de elétrica eletrônica também mostraram seus experimentos com eletricidade, mostraram experimentos de sinaleiros controlados por programas de computador.