Relatorio preparacao de amostras
LABORATÓRIO DE SOLOS
PROF.: LUCIANA
DETERMINAÇÃO DE UMIDADE
CAMILA SANTOS DE AQUINO
OBJETIVO
Esse método prepara as amostras que serão utilizados nos ensaios de caracterização do solo argiloso/siltoso ou arenoso.
APARELHAGEM
- Almofariz e mão de gral, recoberto de borracha
- Repartidor de amostras de 2.50cm de abertura
- Peneiras de 2.00mm e 0.42mm
- Balança eletrônica com capacidade de 5kg, sensível a 5g
- Cápsulas metálicas
PROCEDIMENTO
1ª ETAPA
Primeiramente, identifica-se com que tipo de solo está se trbalhando, se arenoso ou argiloso/siltoso. Para isso molha-se um pouco da amostra e sente-se a textura com os dedos: se macio, será um solo argiloso/siltoso, do contrário, arenoso.
Após isso, é necessário destorroar o solo, com a finalidade de reduzir o tamanho natural das partículas individuais do solo. Em movimentos tensores e circulares sobre os pequenos torrões formados na amostra, consegue-se um bom resultado em pouco tempo depois.
2ª ETAPA
A amostra completa do almofariz, já destorroada, é despejada no separador de partículas de 2.50m de abertura, repartindo toda a massa em dois caixotes, previamente pesados na balança eletrônica. Após serem preenchidos, é feita uma nova pesagem para calcular a massa do material retido em cada um dos caixotes. Separa-se 1500g de todo o material colhido, misturando finos e pequenas rochas de ambos os caixotes, para que a determinação das amostras seja o mais próximo do solo real.
Concluído isso, passa-se todo aquele material na peneira de 2.00mm(nº10). O que foi retido pela peneira será analisado para a análise granulométria da fração de tamanho maior que 2.00mm. Da amostra que passa na peneira de 2.00mm, separam-se 4 porções: duas de 50g, para o ensaio da umidade higroscópica; uma de 150g, para a definição da granulometria das frações menor que 2.00mm; e uma outra, de 10g, para o ensaio da