Relatorio Estequiometria
Química Geral Experimental
Estequiometria
Belo Horizonte 2010
Introdução:
A estequiometria, que é a quantidade do elemento, tem grande importância nas reações químicas, principalmente na obtenção quantitativa de produtos. É através de um reagente limitante (menor quantidade em relação ao balanceamento da reação) que será determinado a quantidade de produto formado.
A Lei da Conservação das massas, quantidade de átomos, cargas e massa de um mesmo elemento é a mesma tanto nos reagentes quanto nos produtos, funciona como base para a estequiometria. Em uma reação nada é criado ou destruído ao acaso, ou seja, se colocarmos 2 mol de oxigênio para reagir, encontraremos nos produtos 2 mol de oxigênio .
Para calcularmos proporções estequiométricas utilizamos alguns métodos como o volume de gás formado, a massa de um precipitado formado, a intensidade da cor de uma solução, quantidade de ácido ou base e outros.
Um exemplo da importância dos cálculos estequiométricos é o que ocorre na indústria química que visa na obtenção de determinados produtos para determinar satisfatoriamente resultados de acordo com cada situação.
Objetivo:
Determinar a relação estequiométrica de nitrato de chumbo [Pb(NO3)2], e iodeto de potássio [KI], através da formação de iodeto de chumbo [PbI2], precipitado amarelo que por meio da altura conseguimos relacioná-la com sua massa.
Procedimentos:
Os materiais e reagentes utilizados encontram-se listados na página 27 da apostila de Práticas.
Procedimentos 1:
Enumeramos 6 tubos de Nessler;
Colocamos numa estante para tubos de ensaio;
Adicionamos a cada um deles, sucessivamente, 3,0 mL de solução de Pb(NO3)2 0,5 mol L-1;
Adicionamos, aos mesmos tubos, e na seguinte ordem 1,5; 3,0; 4,0; 7,0; 9,0 e 12,0 mL da solução de KI 0,5 mol L-1;
Misturamos com um bastão de vidro;
Deixamos em repouso por aproximadamente 15 minutos;
Medimos, com o auxílio de uma