relatorio de sublimação
FACULDADE DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
RELATÓRIO DE ORGÂNICA EXPERIMENTAL I
Purificação por sublimação e por recristalização
RIO DE JANEIRO – 2014
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FACULDADE DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
RELATÓRIO DE ORGÂNICA EXPERIMENTAL I
Purificação por sublimação e por recristalização
NOMES: ANA CAROLINA PEREIRA REAL ARIANE SOUZA GONÇALVES LUCIANO MARQUES DE CASTRO
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de orgânica experimental I, do curso de licenciatura em química, turno noite, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro ministrado pelo professor Luiz Cláudio Santa Maria.
RIO DE JANEIRO – 2014
I. Objetivo Apresentar os processos de purificação por sublimação e por recristalização, e expor todas as observações feitas durante a realização do experimento.
II. Introdução Muitas das substâncias puras que existem na natureza só se encontram sob a forma de misturas e como tal é necessário proceder à sua separação, pois a obtenção de substâncias com grau de pureza elevado é muito importante. Existe uma grande variedade de métodos que permitem realizar a separação dos componentes de uma mistura homogênea e heterogênea. A seguir apresentam-se dois métodos de purificação utilizados nesse experimento: sublimação e recristalização. A sublimação é um processo empregado para purificar sólidos com alta pressão de vapor. A temperatura de sublimação é aquela na qual a pressão de vapor do sólido se iguala a pressão externa. Pode ser realizada em aparelhos especifico chamado “dedo frio” ou em um simples béquer coberto por um vidro de relógio, onde a superfície deste serve como uma unidade de precipitação. A sublimação também pode ser facilitada pelo emprego de vácuo. Esse processo possui vantagem como técnica de purificação em relação à recristalização, pois não necessita de