Relatorio de quimica
2012
1. INTRODUÇÃO
As descrições dos métodos, utilizados na aula do dia 18 de setembro, podem ser vistas nos tópicos a baixo:
• Decantação
A decantação é utilizada para a separação de um líquido e um sólido ou dois líquidos imiscíveis. Nesse método a mistura é deixada em repouso para que, sobe a ação da gravidade, a substância mais densa fique na parte inferior do recipiente, e por consequência a menos densa tome a parte superior.
Com duas fases bem definidas pode-se usar o funil separação de modo a retirar a substância mais densa do funil.
• Dissolução Fracionada
A dissolução fracionada é subdividida em duas partes: filtração e evaporação.
o Filtração
A filtração é utilizada na separação de dois sólidos heterogéneos, onde se é adicionado um solvente e apenas um é dissolvido. A mistura deve passar por um filtro, de material poroso, onde o solido não dissolvido fica retido.
o Evaporação
A evaporação é usada na separação de misturas homogênea, onde a mesma é formada por um sólido e um líquido. Esse método é utilizado quando se tem intenção de se aproveitar apenas a substância sólida.
A mistura é colocada em um recipiente onde o mesmo vai ser aquecido ate o ponto de ebulição do solvente. O solvente evapora, sobrando assim, as penas a substância sólida.
Tendo em vista esses métodos, na a aula realizada em laboratório foram apresentadas duas misturas com o intuito de separa-las: sal e areia (sólido-sólido), água e óleo (líquido-líquido).
Para que essas misturas fossem separas foram usados os seguintes métodos: decantação (para mistura de água e óleo), e dissolução fracionada (para mistura de sal e areia).
2. MATERIAIS E MÉTODOS
Para que as separações ocorressem foram utilizados os métodos de filtração e evaporação, para a mistura de sal e areia, o de decantação, para a mistura de água e