relatorio de nutrição
Os ossos do crânio são chatos ou irregulares e, com exceção da mandíbula, articulam-se entre si por junturas que não permitem mobilidade, denominadas suturas. Ao todo são 22 ossos, assim distribuídos;
8 no crânio como:
• Frontal
• Parietais (direito e esquerdo)
• Occipital
• Temporais (direito e esquerdo)
• Esfenóide
• Etmóide
O osso Frontal é um osso ímpar, largo ou chato, situado para frente e para cima e apresenta duas porções: uma vertical, a escama, e uma horizontal, os tetos das cavidades orbitais e nasais. O frontal articula-se com doze ossos, esfenóide, etmóide, parietais (2), nasais (2), maxilares (2), lacrimais (2) e zigomáticos (2).
Os ossos Parietais direito e esquerdo formam o teto do crânio é um osso par, chato e se articulam na linha mediana formando a sutura sagital e com a linha de articulação com o osso frontal sendo chamada de sutura coronal.
O osso Occipital é um osso ímpar, é perfurado por uma abertura grande e oval, o forame magno, através do qual a cavidade craniana comunica-se com o canal vertebral. Apresenta duas porções: escamosa e basilar. O occipital articula-se com os ossos: parietais (2), temporais (2), esfenóide. Os ossos Temporais direito e esquerdo são ossos pares, muito complexos, é importante porque no seu interior encontra-se o aparelho auditivo. Divide-se em 3 partes: Escamosa, Timpânica e Petrosa. O osso temporal articula-se com os ossos: occipital, parietal, zigomático, esfenóide e mandíbula.
O osso Esfenoide é um osso irregular, ímpar e situa-se na base do crânio anteriormente aos temporais e à porção basilar do osso occipital. O osso esfenóide é dividido em: corpo (1), asas menores (2), asas maiores (2) e processos pterigóideos (2). E articula-se com os ossos frontal, temporal, occipital, parietal.
O osso Etmóide é um osso leve, esponjoso, irregular, ímpar e situa-se na parte anterior do crânio. Apresenta 4 partes: 1 lâmina horizontal (crivosa), 1 lâmina perpendicular