RELAT RIO ICM 2
JOSÉ ROBERTO RESENDE DA PAIXÃO - 11400593
ANTÔNIO AUGUSTO ALMEIDA PRATA - 21400053
RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIAS
LABORATORIAIS
UBERABA – MG
2014
FACULDADE DE TALENTOS HUMANOS
JOSÉ ROBERTO RESENDE DA PAIXÃO - 11400593
ANTÔNIO AUGUSTO ALMEIDA PRATA - 21400053
Relatório apresentado ao quarto período do curso de engenharia mecânica da Faculdade de Talentos Humanos, como parte da avaliação da matéria de INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DOS MATERIAIS, sobre orientação do professor Eng. NELSON PIMENTA NETO.
RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIAS
LABORATORIAIS
INTRODUÇÃO
Foram realizados na disciplina Introdução a ciência dos materiais no dia 30/09/2012 algumas experiências no laboratório que nos fez compreender melhor os conceitos de materiais que podem ser usados em um projeto No primeiro experimento a foi analisado os parâmetros de dureza do material e foram utilizado alguns materiais e equipamentos como:
Durômetro
Corpo de Prova Aço 1045 – sem têmpera
Corpo de Prova Aço 1045 – com Têmpera
Já no segundo experimento estudava o comportamento do material em relação a sua deformação, que pode ser elástica , plástica até sua ruptura e utilizou os seguintes materiais e equipamentos:
Dinanômetro
Corpo de Prova Nylon
Corpo de Prova aço 1020
Software Dyna View ProM
Ambos os experimentos tinham por finalidade analisar a estrutura cristalina dos materiais, tanto sua dureza quanto o a sua deformação em relação a tensão aplicada e a seguir será descrito mais sucintamente o que foi realizado no laboratório.
1° EXPERIMENTO
Para realização do primeiro experimento o principal aparelho utilizado foi o durômetro , o qual é utilizado na medição da dureza. O método consiste em medir a profundidade da impressão deixada no material com a aplicação da carga e é dependente de outros fatores além da dureza, como das propriedades viscoelásticas e da duração do ensaio.
Este aparelho de medição foi desenvolvido em 1920, pelo fabricante de