Relat Rio Analitica
FAZ ISTO
Índice
E ISTO
Introdução
E MAIS ISTO
Contabilidade - Hotel Espanto
a)
Comentário: No plano acima apresentamos a estruturação de custos do hotel em análise.
b)
Comentários:
CMVMC - Partimos do pressuposto que o Departamento de Alojamento tem custos de CMVMC numa percentagem de 20%, valores esses que são justificados pelas compras de material necessário ao departamento. O Departamento de F&B conta com uma percentagem de 60% devido à aquisição de matérias-primas para a confeção de iguarias. O Departamento de Golf tem uma percentagem de 4% pelo que, as compras alocadas a este departamento não são significativas nesta rúbrica. Assumindo que a Secção Auxiliar Limpeza trabalha com todos os outros departamentos e com a outra secção auxiliar, o que nos leva à percentagem de 10%. Para a Secção Auxiliar Manutenção chegámos ao valor final de 4% pois será a secção que menos trabalho realizará.
FSE – Para esta rúbrica partimos do pressuposto que o Departamento Alojamento tem gastos no valor de 15%, devido aos eletrodomésticos que os quartos possuem. O Departamento de F&B tem gastos na ordem dos 50% devido ao consumo energético para a confeção de iguarias. O Departamento de Golf tem uma percentagem de 10% pelo que uma vez mais o seu valor não é significativo no que diz respeito ao Fornecimento de Serviços Externos tal como a Secção Auxiliar Manutenção. A secção Auxiliar Limpeza, por seu lado e uma vez que tem imensos aparelhos elétricos tem uma percentagem de 18% do valor total da rúbrica FSE.
Gastos c/Pessoal – Para esta rúbrica focámo-nos no valor que cada funcionário auferirá partindo do pressuposto que um funcionário do Departamento de Alojamento irá auferir mais que um funcionário do Departamento de F&B mas, uma vez que F&B tem mais colaboradores chegamos à conclusão que do valor total da rúbrica, 30% pertence ao Departamento de F&B. Sendo que o Departamento de Alojamento tem 25% de gastos e o Departamento de Golf tem 18% de