Reinado de Gojoseon

459 palavras 2 páginas
PRIMEIRO REINO COREANO: GOJOSEON (2333 A.C.)

O primeiro grande Reino de Gojoseon ou Joseon Antigo foi fundado na Era Dangi, isto é, datação elaborada por nacionalistas, onde 2333 a.C. teria sido substituído por ano zero.
O mito de fundação de Gojoseon se relaciona ao Dangun Wanggeom, filho de Hwanung (o Grande Varão) e Ungnyeo, cujo significado é shamã, ou seja, aquele que se comunica com o céu. De acordo com os registros de Samguk Yusa, Dangun Wanggeom havia instituído o Reino de Gojoseon, porém esse fato ainda é preciso ser investigado, pois todos os imperadores que governaram Gojoseon eram chamados de Dangun Wanggeom.
O Reino teve 2 ou 3 períodos históricos: Dangun Joseon, Gija Joseon (considerado inexistente) e Wiman Joseon. Geralmente, apenas os períodos Dangun Joseon e Wiman Joseon são incluídos, no entanto, uma vez que as mitologias de Dangun são referências e acontecimentos históricos de Gojoseon, há novas interpretações sobre os detalhes dos tais acontecimentos e referências.

REINO DE BUYEO (SÉC. II A.C. – 494)

Buyeo foi um dos reinos do povo Yemaek, composto por Buyeo, Samhan (Jinhan, Mahan, Byeonhan), Okjeo e Donghye, confederado anterior aos três reinos (Goguryeo, Baekje, Silla), na bacia do rio Sunghua (Songhwa-gang), principal rio da planície da Manchúria e anexado ao Goguryeo em 410. Esse fato significa que Buyeo havia sofrido a interferência de Goguryeo até o ano de 494.
A partir da informação de que Goguryeo fora eleito por algum indivíduo de Buyeo, houve evidência do primeiro nome “Jolbon Buyeo”.
O fundador de Buyeo era conhecido como Dong (leste) myeong (luz) Seong (“o grande”, sagrado) wang.
A partir do século III, Buyeo começou a sofrer muitas invasões dos povos do norte, e aos poucos enfraquecer até ser derrotado por Goguryeo em 494.

REINO DE GOGURYEO (37 A.C. – 668)

Foi um dos vários reinos da Idade do Ferro e era fortemente militar. O reinado teve 3 capitais: Jolbon Buyeo, Jib-na (Guknaeseong) e Pyeongyangseong. Houve

Relacionados

  • Tipo nada e-e
    1819 palavras | 8 páginas
  • Sobre a coreia
    9270 palavras | 38 páginas
  • Concepções ideológicas da república da coréia e da república democrática popular da coréia
    12918 palavras | 52 páginas