REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE GAMES NA CIDADE DE SALVADOR

5177 palavras 21 páginas
REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE GAMES NA CIDADE DE SALVADOR -

RESUMO Este artigo tem como intenção promover um diagnóstico a respeito do desenvolvimento da produção de jogos eletrônicos na cidade de Salvador.

PALAVRAS-CHAVE: Produção.Games.Salvador. Produtores. Vídeo-game. Documentário.

1- INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado como atividade final da diciplina Produção e Análise da Imagem, ministrada pelo professor Taygoara Aguiar, na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, no semestre de 2012.1. Esta pesquisa de caráter qualitativo, mostra os resultados do documentário “Aperte Start, Meu Rei”, que teve como objetivo traçar um panorama da produção de jogos eletrônicos na cidade de Salvador, com foco nos pequenos desenvolvedores soteropolitanos, mostrando a realidade do mercado de jogos local. Pretende-se com este artigo explicar todo o processo de produção do documentário, apresentar os aspectos técnicos do desenvolvimento de jogos, contextualizar a produção de jogos em Salvador e fazer um levantamento dos desenvolvedores da cidade de Salvador. Este trabalho pretende ainda mostrar como foi elaborada a proposta do documentário, assim como a sua execução , além de expor o ponto de vista de seus idealizadores.
Serão realizadas nele, análises bibliográficas e de síntese de artigos e documentos físicos e disponíveis na internet, assim como a análise das entrevistas realizadas na etapa de captação audiovisual do documentário. Existe pouca informação acerca da realidade da produção de games por desenvolvedores independentes na cidade de salvador. Este trabalho será importante pois mostrará o mercado de jogos soteropolitano (um local onde se acredita pouco na produção deste tipo de tecnologia e muito mais no consumo destes games), procurando delimitar suas vantagens e desvantagens com relação ao mercado externo e interno. Ele poderá também servir de base para outras pesquisas pesquisas acadêmicas tendo este

Relacionados