REeli

413 palavras 2 páginas
Desde a chegada dos negros no Brasil, houve uma grande influência da cultura africana na nossa maneira de viver em muitas circunstâncias.
Podemos destacar a presença afro-brasileira na nossa língua, de proveniência africana temos as seguintes palavras: cachaça, moleque, quando, Jil, macumba, marimbondo, cochilo, tanga, samba, maxixe, zabumba, acuara, carimbo, canjica, etc. Também se destacam nomes: Jurema, IRi, Joaquim, Justa, etc. Não podemos nos esquecer da importância que trouxeram na alimentação: paçoca, feijoada, quando, tapioca, bolo de Fuba, acuara, vaca pá, bobo, feijão mulatinho, Duende, infame e APM. O Brasil teve uma forte influência da religião africana, tais como a Caçamba, Emana e o Candomblé. O candomblé por exemplo, é uma religião fetichista(mas que sofreu influências do cristianismo), hoje comum no nosso país e que veio originalmente da África.
O racismo e o preconceito têm sua raiz no processo de escravização dos povos africanos pelos europeus. Os escravos eram empregados em praticamente todas as atividades nos três séculos e meio que durou a escravidão em nosso país.
Esse povo sofreu, mas trouxe consigo características que não se perderam com o tempo e permanecem até hoje acumulada na diversidade brasileira.

O Sul tem o município mais católico, o mais evangélico, o mais umbandista, o mais islâmico e o mais mórmon do país, além da Capital mais judaica e a única cidade brasileira em que os sem religião superam os seguidores de uma crença, seja ela qual for. Tamanha diversidade religiosa é revelada pelos dados do Censo 2010, divulgados em junho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Veja algumas curiosidades:
— Dos 50 municípios mais católicos do país, 28 são gaúchos. São cidades pequenas, formadas por imigrantes europeus de forte religiosidade.
— O Estado também tem alguns dos municípios com menor proporção de católicos. Entre os 10 menos católicos, quatro são gaúchos.
— Dos 50 municípios com mais evangélicos

Relacionados

  • Eletronicos
    87032 palavras | 349 páginas