redes
SAN (Storage Area Network): Área de Armazenamento de Rede é uma rede local especial que se destina a comunicação entre servidores e unidades de armazenamento de dados ou de back-up. Utiliza com frequência tecnologia de fibra ótica e protocolo SCSI mas pode ser encontrada em muitas formas e topologias, em especial utilizando protocolo IP. Há uma crescente variedade de tipos de redes SAN
# PAN (Personal Area Network): Personal Area Network ou Rede de Área Pessoal é uma rede de computadores pessoais, formadas por nós (dispositivos conectados à rede) muito próximos ao usuário (geralmente em metros). Estes dispositivos podem ser pertencentes ao usuário ou não. Como exemplo podemos imaginar um computador portátil conectando-se a um outro e este a uma impressora. Tecnologicamente é a mesma coisa que uma LAN, diferindo-se desta apenas pela pouca possibilidade de crescimento e pela utilização doméstica.
# LAN (Local Area Network): (Rede Local) é um sistema que interliga computadores em uma área de alcance bastante restrita. Em geral limita-se a prédios ou até mesmo prédios próximos. Quando as distâncias aumentam, são necessárias outras tecnologias, formando MANS (Metropolitans Area Network), no caso de espaço geográfico em uma mesma cidade, e WANs (Wide Area Network), em caso de redes de longo alcance.
As redes de computadores se tornaram presença necessária em quase todas as empresas do mundo, principalmente após a popularização da internet após a década de 1990. Possuem uma taxa de transmissão elevada, geralmente de 10, 100 e 1000 Mbps. Devido as distâncias, possuem uma pequena taxa de retardo, também possuem uma pequena taxa de erros. Um exemplo rápido e fácil são as chamadas Lan-Houses, onde todos os computadores estão interligados entre si, podendo assim distribuir os jogos/telas para todas as máquinas, tornando o jogo mais interessante aos frequentadores da Lan-house.
# MAN (Metropolitan Area Network): Rede de Área Metropolitana,