Redaçao
Módulo I
INTRODUÇÃO
O maior pesadelo da grande maioria das pessoas quando vai prestar processos seletivos como vestibulares e concursos públicos ou até mesmo participar de seleções para empregos, é a Redação. O pensamento de ter pouco tempo para escrever um texto de cerca de 30 linhas sobre um assunto que só será divulgado no momento da prova, causa insônia em diversos candidatos em todo o país.
Se livrar deste estigma de "não saber como construir um texto" é uma tarefa que requer dedicação, mas que pode ser imensamente gratificante, em especial se o objetivo é o de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho ou uma vaga na universidade.
Este curso tem exatamente a intenção de dar fim ao momento de angústia da redação, seja durante a escrita de um texto convencional, uma carta, ou prova de vestibular.
Espera-se que os conhecimentos aqui repassados possam ser utilizados também em outros momentos e com outros fins, afinal a necessidade de saber escrever não é apenas de pessoas que passam por processos seletivos, mas de todo profissional.
Quando falamos em redigir é fundamental que se tenha a capacidade de organizar idéias sobre algo. Precisamos partir de três requisitos básicos: conhecer o assunto, ter poder crítico sobre ele e dominar a linguagem.
Todos nós conhecemos pelo menos uma pessoa que adora falar sobre qualquer assunto, temas que vão desde a primeira vez que o homem pousou na lua até as complexas técnicas de como fraudar uma votação secreta no Senado.
Nenhum assunto é demais para ela. Se é difícil escutar um indivíduo deste, imagina ler o que ele tem a escrever. É necessário saber do que se está falando e ter certo domínio sobre o tema abordado.
Suponhamos que um texto/redação tenha como tema “As mudanças climáticas no planeta”. Ora, o que se pode escrever sobre este assunto? Muita coisa. Mas se não estamos acompanhando o noticiário, vai ser difícil escrever uma única linha. Quando arriscamos