Recusros minerais e sua extração no continente Africano
2483 palavras
10 páginas
TRABALHO DE
GEOGRAFIA
Nome: Marcos Vinícius Santos Teles
Nº 25
3º O
Tema: Recursos minerais e sua extração na África
Índice
1. Resumo.
2. Introdução.
3. Recursos Minerais e sua extracção na África.
3.1 Conceito geral.
3.2 Classificação dos recursos minerais.
3.3 Consequências da extracção mineira.
4. Reflexões acerca da Extracção Mineira em África.
5. Conclusão
6. Referências Bibliográficas
1. Resumo
A África é um continente rico em recursos naturais que como tal tem sido espoliada ao longo de séculos. Em particular, este continente detém cerca de um décimo das reservas mundiais de petróleo e de gás natural, e presentemente satisfaz quase um décimo dessa produção mundial. É em resultado do muito baixo nível de consumo doméstico que a África dispõe de excedentes importantes para exportação, e poderá continuar a sê-lo até cerca 2030, mas a ritmo decrescente por força da exaustão desses recursos.
A África atrai a gananciosa atenção das potências político-económicas dependentes de recursos energéticos, nomeadamente a União Europeia, os EUA e a República Popular da China. Mas não podemos ignorar que se a África tivesse um consumo doméstico quatro ou cinco vezes superior, ao nível dos países de rendimento médio, absorveria totalmente a produção e não teria excedentes. A África é pois cobiçada pelo imperialismo enquanto simultaneamente rica (em recursos) e pobre (em nível de vida dos seus habitantes).
A continuada corrida aos recursos naturais para exportação pode ser um caminho sem retorno, na medida em que a África acabará despojada de recursos escassos fundamentais ao seu desenvolvimento económico futuro, como são o petróleo e o gás natural, desse modo ficando em causa a viabilidade de prosseguir para etapas superiores de