Recurso Humanos na DGS
Trabalho realizado no âmbito da cadeira de Gestão de Recursos Humanos
Professora: Maria Eduarda Soares
Trabalho realizado por Tiago Ricardo, nº 29857, da turma T12, do 3ºano do curso de Gestão
ÍNDICE
Ano Lectivo de 2004/2005 1
Agradecimentos 3
1.INTRODUÇÃO 4
2. CARACTERIZAÇÃO DA DIRECÇÃO-GERAL DE SAÚDE 5
3. FORMAÇÃO 9
3.1. Plano de Formação 9
3.2. Diagnóstico de necessidades 15
3.3. Avaliação da Formação 17
4. CONCLUSÃO 18
ANEXO 19
Agradecimentos
Os meus especiais agradecimentos à Sra. Dra. Ana Cristina Freitas, responsável pela Divisão de Formação da Direcção-Geral da Saúde, pela disponibilidade e apoio na elaboração deste trabalho.
1. INTRODUÇÃO
No âmbito deste trabalho começarei por fazer uma breve caracterização da Direcção-Geral da Saúde no que diz respeito à sua missão, às atribuições das suas unidades orgânicas, aos objectivos estratégicos a atingir até final de 2004, bem como a alguns dados extraídos do Balanço Social de 2003. No capítulo seguinte, apresentei o relatório escrito sobre o tema escolhido, de entre os vários divulgados pela Professora Maria Eduarda Soares, que espelha a realidade da área da formação no âmbito dos Recursos Humanos. Para terminar, espero que este trabalho vá de encontro aos objectivos propostos, não descuidando nenhum ponto fulcral relacionado com o sector da formação na Gestão dos Recursos Humanos, que hoje se reconhece como uma área de vital importância.
2. CARACTERIZAÇÃO DA DIRECÇÃO-GERAL DE SAÚDE
A Direcção-Geral da Saúde é o serviço central do Ministério da Saúde, dotado de autonomia administrativa, ao qual incumbe o estudo e apoio na definição, desenvolvimento e execução da política global de saúde, o apoio técnico à cooperação internacional, bem como a orientação, a coordenação e a fiscalização das actividades de prevenção da doença e da prestação de cuidados de saúde (Artº 1, nº 1, do Decreto-Lei nº 122/97, de