Recrutamento e seleção
As realidades organizacionais têm procurado cada vez mais liberar a criatividade e a inovação através da adoção de medidas que visem ao desenvolvimento do potencial e da capacidade das pessoas, ou seja, de seu capital humano. O recrutamento e a seleção constituem-se atividades integrantes desse processo de gestão. Tais atividades envolvem a exploração e a análise do mercado de trabalho tendo em vista a escolha e a dotação de pessoas para a organização. Condizentes com a nova postura institucional, de valorização dos recursos humanos, o recrutamento e a seleção já devem encorajar e incentivar pessoas criativas e inovadoras para que se tornem forças na igualdade e na diversidade e, sobretudo, que saibam compartilhar.
2 - OBJETIVO
O objetivo deste relatório é ter os profissionais bem informados, totalmente adequados e atualizados para os cargos de um mercado de trabalho exigente e competitivo que são as organizações hoje em dia.
3 – TENDÊNCIAS NA ÁREA DE RH: SELEÇÃO EM DEBATE
Tendências contemporâneas em recrutamento e seleção de pessoas:
Velocidade de mudanças – dar as respostas mais rápidas. Forte competição entre as empresas – disputar pelos melhores. Alta sofisticação tecnológica. Maior preocupação com o meio ambiente e qualidade de vida – sustentabilidade. Busca continua na melhoria em tudo que fazemos. Maior presença e participação das mulheres. Desejo constante de se realizar e contribuir. Importância da competência para a competitividade. Recrutamento e seleção por competências. Selecionar por competência – traçar um mapa de conhecimento e de desenvolvimento para o individuo em uma organização especifica. O processo de recrutar e selecionar tornar-se uma arte.
Quais são os profissionais e vagas mais solicitados?
30% representam as áreas produtivas e técnicas;
20% áreas administrativas / controladoria;
10% tecnologia da informação;
10% comercial.
Profissionais mais solicitados:
Especialista e Técnico