Recristalização
Objetivos:
Realizar a recristalização de um composto. Efetuar a filtração de uma mistura sólido-liquido. Efetuar a secagem de um composto sólido. Determinar o rendimento percentual de um processo de recristalização.
Introdução:
Substâncias sólidas raramente são puras quando obtidas a partir de uma reação. Consequentemente, desde a época dos primeiros alquimistas, substâncias sólidas têm sido purificadas por recristalização a partir de um solvente adequado. Hoje, sem dúvida alguma, a recristalização ainda continua sendo o método mais útil para a purificação de substâncias sólidas.
A recristalização é um método de purificação de compostos orgânicos que são sólidos a temperatura ambiente. O princípio deste método consiste em dissolver o sólido em um solvente quente e logo esfriar lentamente. Na baixa temperatura, o material dissolvido tem menor solubilidade, ocorrendo o crescimento de cristais. Se o processo for lento ocorre a formação de cristais então chamamos de cristalização, se for rápida chamamos de precipitação. O crescimento lento dos cristais, camada por camada, produz um produto puro, assim as impurezas ficam na solução. Quando o esfriamento é rápido as impurezas são arrastadas junto com o precipitado, produzindo um produto impuro. O fator crítico na recristalização é a escolha do solvente. O solvente ideal é aquele que dissolve pouco a frio e muito a quente.
Ou seja, o processo de recristalização consiste na dissolução de sólidos a ser purificado em um solvente quente, ou mesmo em ebulição, (se necessário, a mistura quente é filtrada para a remoção de quaisquer impurezas insolúveis) e posteriormente, na sua cristalização, à medida que a solução resfria. O sólido cristalino pode ser separado da água-mãe por filtração e em seguida secado.
O processo de filtração é um método utilizado para separar sólido de líquido ou fluido que está suspenso, pela passagem do líquido ou fluido