REAÇÕES QUÍMICAS
1. OBJETIVO:
Mostrar de um jeito diferente as reações químicas através das cores que delas resultam.
2. INTRODUÇÃO:
Sabemos que as reações químicas fazem parte de nosso dia-a-dia apesar de não notarmos. Desde cozinhar, onde o gás do fogão reage com o oxigênio do ar para produzir o calor, até ligar o carro onde a gasolina sendo um composto reage com o oxigênio do ar e produz dióxido de carbono (CO2), água (H2O) produzindo energia que é utilizada para fazer com que o carro entre em movimento e ainda sem mencionar nosso próprio organismo que é movido e sustentado por milhares de reações a todo o momento. São situações simples que demonstram bem a importância das reações na nossa vivência.
Um químico francês muito conhecido chamado Lavoisier elaborou uma lei denominada "Lei da conservação da massa", que pode ser resumida em uma frase muito famosa: "Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.", e esta lei está diretamente relacionada às reações químicas, ou seja, sempre que ocorre uma reação há um reagente e um produto, onde uma substância ou composto é transformado em outro. Nada se perde toda massa de reagente deverá ser igual no produto. Nas reações químicas costumam ocorrer acompanhadas de alguns efeitos que podem dar uma previsão do que está acontecendo: - Saída de gases
- Formação de precipitado
- Mudança de cor (a qual mostraremos em sala)
- Alterações de calor Há vários tipos de reações e estas sendo equacionadas podem ser classificadas em:
- Reação de Síntese – também chamada de reação de composição ou adição, dois reagente formam um só produto.
- Reação de Decomposição – é o contrário da anterior onde um só reagente decompõem-se formando 2 produtos.
- Reação de Simples Troca – onde uma substância simples reage com uma substância composta para formar outra substância simples e outra composta.
- Reação de Dupla Troca – onde duas substâncias compostas reagem fazendo uma troca e