Realismo e Naturalismo
SÚMARIO
Realismo.............................................................................................................4
Naturalismo........................................................................................................5
Referências.........................................................................................................6
Realismo
O Realismo foi uma escola literária que surgiu no século XIX logo após o Romantismo, porém com diversas criticas a respeito do seu antecedente no qual visava mais o lado sentimental. Já os poetas realistas procuravam relatar os problemas da sociedade e a realidade humana, como a fome, a pobreza, o adultério, a violência, entre outras polemicas presentes naquela época.
Ele surgiu logo após a Revolução Francesa e seus ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, quando a sociedade se dividia entre a classe operária e a burguesia. O pensamento filosófico que possui mais influência no surgimento do Realismo é o Positivismo, o qual analisava a realidade.
A literatura realista surge na França com a publicação de Madame Bovary de Gustave Flaubert, e no Brasil com Memórias póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis, em 1881.
Algumas características marcantes do Realismo são a relação do homem com a sociedade, influência de movimentos políticos, o início de novos campos de conhecimento como a psicologia, literatura e sociologia e o “eu” literário não era mais o centro como no Romantismo, mas sim os problemas enfrentados pela sociedade.
E como cada escola tem um marco inicial o Realismo não podia ser diferente, diversos especialistas afirmam que o seu começo se deu devido a publicação do livro “Memórias póstumas de Brás Cubas” de um dos principais autores realistas, Machado de Assis.
Além disso, o núcleo Machadiano é composto por outros romances como Quincas Borba e Dom Casmurro.
Naturalismo
O Naturalismo