Raças Zebuinas
Brahman
Oficialmente, o Brahman começou no Brasil em 1994, quando chegou a primeira importação vinda dos Estados Unidos sob toda a vigília do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Seu diferencial é que, desde os primeiros cruzamentos para formação da raça, o maisimportante era usar animais de um perfil econômico bem visível para a produção de carne. Formado especialmente com os sangues de Guzerá, Gir e Nelore, em acasalamentos sem receita pré-determinada. O Brahman se estabeleceu no sul dos Estados Unidos, onde solo, clima, pastagens e outros pontos do meio ambiente da região eram adversos para as raças europeias, especializadas em corte e também em leite.
O Brahman tem qualidades zootécnicas do zebuíno, bem como demais características advindas dos taurinos: Ganho de peso; Desmama; Acabamento; Fertilidade; Longevidade; Habilidade materna; Precocidade; Sustentabilidade; Rusticidade; Docilidade; Rendimento e Cruzamentos para carne e para leite.
O Brahman é um gado que chama à atenção junto aos outros zebuínos que já estavam aqui (raças puras ou sintéticas desenvolvidas pelos brasileiros). Tem uma morfologia ótima para produção de carne. Seu tórax é profundo, de costelas bem espaçadas e um ótimo volume gastrointestinal, bem funcional. Isso já denota boa capacidade respiratória e digestiva, fundamentais para um bovino produtivo. Sem oxigenação, boa troca de gases, e sem uma boa área de absorção intestinal, nenhuma raça poderá produzir bem. As raças mais precoces têm isso bem marcante. O dorso-lombo e garupa, onde se localizam as carnes mais nobres, são regiões do Brahman com bom volume e todo o posterior também é de ótimo desenvolvido, muita convexidade. E tudo isso, ainda em idade jovem. O gado é precoce. Na desmama, já se nota uma grande diferença quando comparado a outros criatórios.
Quanto às características raciais, existem animais que vão desde o cinza bem claro (que alguns chamam de branco) até o cinza escuro com extremidades