razão
Teatro na grécia : O teatro na Grécia antiga teve suas origens ligadas a Dionísio, divindade da vegetação, da fertilidade e do vinho, cujos rituais tinham um caráter orgiástico. Durante as celebrações, que duravam seis dias, em honra ao deus, em meio a procissões e com o auxílio de fantasias e máscaras, eram entoados cantos líricos, os ditirambos, que mais tarde evoluíram para a forma de representação plenamente cênica como a que hoje conhecemos através de peças consagradas.
Seu florescimento ocorreu entre 550 a.C. e 220 a.C., sendo cultivado em especial em Atenas, que neste período também conheceu seu esplendor, mas espalhou-se por toda a área de influência grega, desde a Ásia Menor até a Magna Grécia e o norte da África. Sua tradição foi depois herdada pelos romanos, que a levaram até as suas mais distantes províncias, e é uma referência fundamental na cultura do ocidente até os dias de hoje.
Festas Dionisícas :
As primeiras festas em honra a Dioniso eram festas rurais, celebravam a fertilidade, em alguns lugares era um culto exclusivamente feminino, na machista e patriarcal sociedade grega adorar ao deus mesmo que em segredo era experiamentar um pouco de liberdade, grupos de mulheres se retiravam ao alto dos montes, afastados dos olhos da maioria e aí se entregavam ao êxtase divino. Com o tempo, expandiu-se o culto entre os camponeses, igualmente marginalizados pela elite nobre que não via com bons olhos essas celebrações. As dionisias rurais celebravam-se nos demós(comunidades rurais), coincidiam com a maturação do vinho, povoados e fazendeiros organizavam as festas, pessoas vagavam de um lugar a outro para acompanhar as celebrações, com gente fantasiada, música animada e muita bebida, assim como hoje cada lugar fazia sua festa. As dionisias rurais são também conhecidadas como Lenéias. As Antestérias, já com o culto mais incorporado ao cotidiano dos gregos ocorriam na cidade, o deus voltava