Rato
Numa escala industrial, o tiossulfato de sódio é produzido principalmente a partir de efluentes líquidos da fabricação do sulfeto de sódio ou corantes ao enxofre.4
Sínteses de pequena escala podem ser feitas por fervura de soluções de sulfeto de sódio ou sulfito de sódio com enxofre.
Na2SO3 + S → Na2S2O3
A fervura das soluções de sulfeto de sódio com enxofre levam também a produção do polissulfeto de sódio, NaSn, utilizado na redução de alguns organonitrados à aminas.
Assim, o ânion S2O32− representa uma forma solúvel em água do elemento enxofre.
Principais reações e aplicações[editar | editar código-fonte]
O ânion tiossulfato caracteristicamente reage com ácidos diluídos produzindo enxofre, dióxido de enxofre e água:4
S2O32−(aq) + 2H+(aq) → S(s) + SO2(g) + H2O(l)
Esta reação tem sido empregada para produzir enxofre coloidal. Quando a protonação é conduzida a baixas temperaturas, H2S2O3 (ácido tiossulfúrico) pode ser obtido. Ele é um ácido forte de pKa = 0.6, 1.7.
Iodimetria[editar | editar código-fonte]
Em química analítica, o mais importante uso advém do fato que o ânion tiossulfato reage estequiometricamente com o iodo, reduzindo-o a iodeto como ele é oxidado a tetrationato:
2 S2O32−(aq) + I2(aq) → S4O62−(aq) + 2 I−(aq)
Processamento fotográfico[editar | editar código-fonte]
O átomo terminal de enxofre em S2O32− liga-se a "metais macios" com alta afinidade. Então dissolve haletos de prata, e.g. AgBr, o qual é um componente de emulsões fotográficas:
2 S2O32− + AgBr → [Ag(S2O3)2]3−) + Br-
Nesta aplicação em processamento fotográfico, descoberto por John Herschel e usado tanto em processamento de película fotográfica quanto papel, o tiossulfato de sódio é conhecido como um fixador fotográfico.
Extração de ouro[editar | editar código-fonte]
Tiossulfato de sódio é um componente de um lixiviante alternativo ao cianeto para extração de ouro.5 Ele forma um