Ranços e avanços da educação
542 palavras
3 páginas
Ranços e Avanços da Educação Brasileira O livro é um estudo da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) – Lei Darcy Ribeiro fala sobre os ranços e avanços da educação embasada na LDB. Dinâmica histórica, nos últimos 80 anos, aponta uma tendência de políticas educacionais voltadas à expansão significativa das oportunidades, não só de acesso, mas de permanência no sistema escolar que, gradativamente, vem se ampliando para todas as camadas da população. Esta expansão, fez com que, já ao final do século XX, o ensino fundamental obrigatório estivesse praticamente universalizado no que diz respeito ao acesso. No entanto, à medida que houve a ampliação da rede escolar e a exclusão por falta de escola diminuiu, outro tipo de exclusão se revelou: a que Oliveira chama de exclusão na escola. Ou seja, ao se ampliar o acesso, não se criou, paralelamente, as condições de permanência e de sucesso escolar para todos. Assávamos da exclusão da escola para a exclusão na escola. “Os alunos chegavam ao sistema de ensino, lá permanecendo alguns anos, mas não concluíam qualquer etapa do seu processo de formação, em virtude de múltiplas reprovações seguidas de abandono”
Avanços
- Essa L D B, em particular favorece grandes avanços e progressos notáveis nas teorias e práticas de aprendizagem. Trata o professor como eixo central da qualidade de educação. A valorização do profissional da educação, voltado para o aperfeiçoamento profissional continuado, incluindo também o licenciamento periódico remunerado consagrando a idéia essencial de que o aprimoramento profissional faz parte da profissão.
-Na educação especial não se fala em avaliação, mas em currículo, métodos, técnicas, recursos educativos e organizações específicas, porém, nessa atividade educativa de extremo esmero qualitativo está incluído o processo avaliativo.
Ranços
-Aspecto grave aprece em relação ao corpo docente das universidades, onde apenas um terço deve ter