Ramon
Cartilha 1
Auto-inspeção na Indústria de Higiene Pessoal,
Perfumaria e Cosméticos do Mercosul
SÉRIE QUALIDADE COSMÉTICOS
ELABORADO POR
ABIHPEC
CAPA
CIP
CUPCAT
PATROCÍNIO
ABDI/ SEBRAE
APOIO TÉCNICO
ABIHPEC
FICHA CATALOGRÁFICA
ISBN
PALAVRAS-CHAVE – Boas práticas de fabricação; cosméticos; qualidade; higiene pessoal; perfumaria; Mercosul
NOVEMBRO/2007
PREFÁCIO
“Nos últimos anos, a ABIHPEC tem trabalhado com o objetivo de promover a exportação de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos que atendam aos requisitos internacionais, garantindo a competitividade e a confiabilidade do setor. Sem dúvida, os resultados demonstram um incomparável crescimento nos últimos anos.
Para acompanhar o crescimento nas exportações e atender ao exigente mercado mundial, diversas iniciativas para qualidade, produtividade e competitividade foram necessárias. Árdua foi a tarefa de manter o setor alinhado nas diversas questões que compõem o mercado mundial. Programas de qualidade são importantes para o setor, mas a prioridade tem sido dada às questões de auto-Inspeção em boas práticas de fabricação.
O produto final deve satisfazer ao consumidor que seguramente, hoje, bem mais esclarecido, busca no produto: qualidade, credibilidade quanto aos efeitos prometidos e, acima de tudo, segurança na preservação de sua própria saúde.
Trata-se de uma recomendação para as empresas que compõem o setor, assim como refletir a opinião dos que atuam nesta área. Além dos aspectos de qualidade, o manual também atende aos requisitos harmonizados no Mercosul e alinhos com o resto do mundo.
Simplicidade e objetividade foram as premissas adotadas nas recomendações que compõem cada um dos capítulos, para orientar quem deseja implementar uma política de pesquisa e desenvolvimento.
A contribuição dos técnicos que atuam no setor foi fundamental para que o trabalho tivesse os critérios necessários e refletisse a