Radioterapia no combate à tumores cancerígenos
ÍNDICE
Introdução
Efeitos colaterais da radioterapia
Mucosite
Xerostomia
Osteorradionecrose
Candidose
Cárie de radiação
Trismo
Conclusão
Resumo
A radioterapia é um método terapêutico muito utilizado no tratamento contra tumores cancerígenos, seja ele localizado em qualquer parte do corpo. Porém, esse tratamento quando realizado na parte superior do corpo ( cabeça e pescoço), na qual, havendo a liberação de altas dosagens pode causar reações indesejáveis aos pacientes, como a mucosite, xerostomia, osteorradionecrose, candidose, cárie de radiação e trismo, que serão melhor abordadas no decorrer deste trabalho. A finalidade deste trabalho é descrever algumas reações que podem acometer pacientes durante ou após a radioterapia, sendo esta realizada na região da cabeça e pescoço, como também seus respectivos tratamentos e prevenções.
Objetivo
O objetivo deste artigo é realizar uma breve descrição das complicações que podem ser observadas nos paciente durante o tratamento por radioterapia.
Palavras chave: Radioterapia, reações indesejáveis, tumores, cabeça e pescoço.
Introdução
A radioterapia é um tipo de terapia mais indicada no tratamento contra tumores cancerígenos localizados na região da cabeça e pescoço, por que nem sempre os tumores estão em locais de fácil tratamento e também pelo fato dele estar em estágio inicial responde muito bem a este tipo de tratamento, não sendo necessário uma cirurgia.
A radioterapia possui três finalidades: remissiva, quando se quer reduzir a parte maligna ou para auxiliar no tratamento quimioterápico; curativa, quando visa destruir os tumores e sintomática, quando o tratamento é utilizado para uma dor localizada.
O tratamento nessa região do corpo causa danos quase que na sua totalidade dos pacientes irradiados, podendo ainda atingir tecidos normais e causar complicações irreversíveis durante ou ate mesmo após o fim do