Química
ÉSTERES.
Reação de saponificação.
Você sabe como é feito o sabão caseiro? Ou quais componentes estão presentes no sabão? Sabe dizer o pH dele? O famoso sabão caseiro é baseado na seguinte fórmula química:
Figura 1 Os ácidos carboxílicos que estão ligados ao glicerol têm longas cadeias R não ramificadas. Porque eles são obtidos a partir de gorduras, ácidos carboxílicos não ramificados de cadeia longa são chamados ácidos graxos.
Onde um triglicerídeo (figura 2) reage na presença do hidróxido de sódio formando moléculas de glicerina e um sal do éster. Uma vez que óleos e gorduras são triglicerídeos, eles sofrem reação de hidrólise ácida ou básica. A hidrólise básica produzirá o glicerol e os sais desses ácidos graxos. Pois bem, esses sais são o que chamamos de sabão.
Figura 2 Triglicerídeos que são sólidos os semi sólidos a temperatura ambiente são chamados de gordura, geralmente obtida de animais. Os ácidos graxos com longa cadeia de R saturada possuem maior interação e assim maior ponto de ebulição e por isso sólido a temperatura ambiente.
O hidróxido de sódio é uma base forte e, nas condições ambiente é um sólido branco bastante higroscópico (absorve a água presente no ar). Possui alta reatividade por isso é muito empregado na indústria química, em casa por exemplo é usado para desentupir pias e bueiros. O manuseio do hidróxido de sódio deve ser feito com total cuidado, pois apresenta um quadro considerável de danos ao homem. Se for ingerido, pode causar danos graves e as vezes irreversíveis ao sistema gastrointestinal, e se for inalado pode causar irritações, sendo que em altas doses pode levar à morte.
Então se aquecermos uma gordura ou um