Quimica
Formação e prática pedagógica
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho de pesquisa, procura alertar a comunidade acadêmica sobre a importância do estudo minuncioso a respeito desse tema, bullying. Embrora trata-se de um termo novo em nosso vocabulário, este refere-se a um problema antigo que causa grande mal a alguns alunos, trazendo conseguências danosas a sociedade em geral.
É um problema que afeta as escolas em geral não se restringindo a nenhum tipo de instituições de ensino (NOGUEIRA, 2006). Algumas pessoas chegam a achar que tudo não passa de uma brincadeira, talvez até seja para o praticante; mas, para aquela pessoa agredida não é; pois, começa a apresentar problemas no comportamento, fica agressiva com os colegas e com pessoas mais próximas, causa transtornos psicológicos, causando assim grande desequilíbrio na formação do educando e em alguns casos as marcas dessa violência irão acompanha-lo para o resto de sua vida.
“A humilhação social conhece, em seu mecanismo, determinações econômicas e inconscientes. Deveremos propor-la como uma modalidade de angústia disparada pelo enigma da desigualdade de classes. Como tal, trata-se de um fenômeno ao mesmo tempo psicológico e político. O humilhado atravessa uma situação de impedimento para sua humanidade, uma situação reconhecível nele mesmo - em seu corpo e gestos, em sua imaginação e em sua voz - e também reconhecível em seu mundo - em seu trabalho e em seu bairro (GONÇALVES FILHO, 1998, p. 15). ”
Trata-se de um tema de repercussão mundial no âmbito escolar, ocorre por vários fatores, tendo predominância no ambiente familiar, porque, quando a criança vive em um clima de desrespeito, ela pode passar de vítima em casa, a agressora na escola, oprimindo os colegas e com isso, torna-se assim um aluno com dificuldade de relacionamento e pode desenvolver até um problema de saúde mais grave, como a depressão. Na visão do agressor, as vítimas são anormais, ou seja, pessoas