quimica
O experimento teve como objetivo determinar a constante elástica de uma mola (constante de Hooke) estaticamente e dinamicamente utilizando instrumentos e montagem simples. Observar, através das atividades experimentais, o comportamento do movimento harmônico simples (MHS) e amortecido. Com isto, realizar comparações com base na análise de cálculos realizados.
Análise de Dados:
Antes de analisar os dados devemos mencionar que: todos os experimentos realizados foram feitos no laboratório de física da Universidade do Vale do Paraíba UNIVAP sobre orientação do professor: Rodrigo Pessoa, para fazer as análises experimentais irá utilizar somente alguns dados, porque além de muitos grupos terem realizado os mesmos experimentos, porém com algumas diferenças entre os dados acabou formando uma série de dados e resultados obtidos por meio da mesma.
Por esta razão iremos utilizar alguns dados dos experimentos para representá-los de maneira significativa neste relatório.
Considerações finais
Natural mesmo é o estudo de tudo isso em rede com nosso cotidiano. A oscilação amortecida, não existe de forma não controlada uma forma de termos um MHS puro na natureza e está presente desde os balances dos parquinhos até os mais sofisticados sistemas de amortecimento existentes.
CONCLUSÃO
Concluímos que o período de oscilação depende da massa do corpo suspenso e da constante elástica da mola que o sustenta. Experimentalmente, verifica-se que quanto maior for a massa do corpo suspenso, mais lentamente a mola oscilará. E, quanto maior for a constante elástica da mola (mais dura), mais rapidamente o mola oscilará.
Referências bibiograficas
1. http://www.fisicaevestibular.com.br/mhs3.htm, acessado dia 12/05/2013
2. https://www.google.com.br/url?sa=t, acessado dia 12/05/2013
3. https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s& acessado dia 12/05/2013
4.